Limpeza e higiene caracterizam todo o processo de produção dos diversos itens que constituem a linha de produtos da Fazenda Genève. Entre em contato conosco e conheça os nossos deliciosos produtos que disponibilizamos para a venda.

Leite de Cabra - É recomendado para crianças e idosos pelo alto valor nutritivo e pela maior facilidade de digestão, devido aos glóbulos de gordura serem menores que os de leite de vaca.


 



   
Produção Mundial de    queijo de Cabra (FAO, 1996)
Exceto Canadá e Estados Unidos

PAÍS

TONELADAS

FRANÇA
IRAN
GRÉCIA
SUDÃO
ESPANHA
MÉXICO
BULGÁRIA
NÍGÉRIA
IRAQUE
UCRÂNIA

54.000
51.617
48.000
35.000
20.000
13.360
10.800
10.476
8.138
8.000


No Brasil, o leite de cabra vem conquistando crescente mercado, tanto na forma de leite pasteurizado e congelado, como na de leite em pó e mais recentemente em embalagens longa vida (UHT). A industrialização do leite e seus derivados exige instalações e equipamentos adequados e credenciamento junto aos Serviços de Inspeção, podendo ser Federal (SIF), estadual (SIE no Rio de Janeiro) e Municipal. Dentre os produtos de industrialização, os mais freqüentes são:

- Leite integral pasteurizado e congelado
- Iogurte natural ou com frutas
- Queijos:
  . boursin-natural ou com ingredientes (ervas, alho etc)
  . moleson
  . chevrotin, chabichou (com mofo)
  . frescal
- Sorvetes
- Cosméticos - sabonetes, xampus, condicionadores, cremes hidratantes, etc.

Este mercado ainda está em estágio experimental e é importante como destinação para o leite "in natura" e como elemento de marketing. Em Nova Friburgo, a indústria Valtex produz e comercializa a linha de produtos Suavitrat, à base de leite de cabra.
 
- Leite de Cabra em Pó - trata-se da maneira ideal de regularizar a oferta de leite no mercado, garantindo-o ao consumidor  durante o ano inteiro e possibilitando ao produtor o escoamento na época de maior produção. Exige equipamentos e instalações de alto custo. O projeto pioneiro no Brasil de Usina de Leite de Cabra em Pó, foi instalado em 1994, na Queijaria Escola de Nova Friburgo, tendo como reflexo um aumento significativo da oferta de leite nos últimos anos, incentivando a produção pela garantia de compra. Existem ainda mais duas unidades  de pequeno porte (com capacidade de processamento de 140 Lt / hora), uma delas instalada no Instituto de Laticínios Cândido Tostes em Juiz de Fora (MG) e a outra no Centro de Pesquisas de Caprinos em Sobral (CE).

- Leite de Cabra UHT (longa vida), lançado no mercado brasileiro em junho de 1998, pela CCA Laticínios, com a marca CAPRILAT, veio atender a expectativa do consumidor moderno.
A comercialização é sem dúvida o grande "gargalo" da caprinocultura leiteira no Brasil, cujo resultado desta atividade, via de regra, está condicionada ao desempenho dos produtos no mercado. Nos países europeus, a quase totalidade do leite caprino era destinada a produção de queijos. Recentemente, a partir de 1994, em vários países foram lançados no mercado leites fluidos em embalagem UHT.


Estrada Teresópolis-Friburgo, km 16 - RJ.
Tel.: (021)
3643-6391 - 3643-6394
queijosdecabra@fazendageneve.com.br